Come accettare donazioni in criptovalute?

Criptomoedas é algo que todos já ouvimos falar. Está na moda e já faz parte do dia-a-dia de muitas pessoas.

Com as criptomoedas é possível transaccionar ativos sem depender de bancos ou instituições financeiras.

A tecnologia que está na base das criptomoedas é designada de blockchain e acredita-se que seja a base do futuro da Internet e da designada Web3 (nova versão da Internet).

Neste sentido, a equipa responsável pelo Kyrios está já a trabalhar numa série de projetos assentes em Blockchain e tem como um dos objetivos trazer para o Kyrios a possibilidade de estar neste novo mundo e permitir também os donativos em criptomoedas como é o caso da Bitcoin, Ethereum entre outras.

Apesar de neste momento ainda estarmos a desenvolver todas estas funcionalidades, já é possível aceitar donativos no Portal Kyrios Social e na APP do Kyrios.

Acompanhe este passo-a-passo e aceite também donativos em criptomoeda na sua Diocese/Paróquia/Comunidade.

Como criar uma carteira #

Para receber criptomoedas, à semelhança do que acontece com o dinheiro físico, precisamos de um sítio para as armazenar. Para este efeito existe o conceito de carteira.  Existem diversos tipos de carteiras para armazenar criptomoedas, sejam elas “hot wallets”, “cold wallets” ou mesmo carteiras que são disponibilizadas por plataformas (“exchanges”) que permitem a compra e venda de criptomoedas.

Um dos exemplos, para obter endereços que permitem receber várias criptomoedas em simultâneo, é através de um registo numa plataforma que permite trabalhar com várias em simultâneo, como é o caso do Binance e FTX.

Para efeitos de exemplo, vamos usar a Binance, mas existem muitos outros (Ledger, Metamask, Trust Wallet, Coinbase, FTX, …) que podem ser usados para criar endereços de carteiras de forma a poder receber donativos para a sua instituição.

Para criar a conta deve então aceder ao website da Binance e introduzir o seu email ou nº de telemóvel para iniciar o registo:

Depois deve seguir os passos até ter a sua conta confirmada.

Como consultar o endereço da carteira #

Agora que já tem conta no Binance, deve aceder com os seus dados e clicar em “wallet” -“fiat and spot”, e vai surgir o seguinte ecrã com as várias criptomoedas que o Binance suporta:

Para obtermos o endereço da carteira associado à criptomeda que pretendemos aceitar, devemos clicar em Depósito (Deposit) na linha da respetiva cripromoeda:

A seguir é necessário escolher a rede que pretendemos usar. Existem criptomoedas que aceitam várias redes e mediante a rede o valor da taxa de transação pode ser diferente:

No exemplo estamos a associar a criptomoeda Ethereum, assim, vamos seleccionar a rede nativa que é a ETH – Ethereum (ERC20):

Agora já nos surge o endereço, que podemos copiar e partilhar para receber os donativos:

Pode copiar o endereço, mas também pode guardar a imagem com o código QR que surge ao passar com o rato por cima do ícone do qr no lado direito:

Como divulgar o endereço no Kyrios Social #

Agora que já temos um endereço para a nossa carteira (podemos divulgar o endereço para mais do que 1 criptomoeda, podendo aceitar várias, como Bitcoin, Ethereum, Solana, UST, …

Para apresentar a carteira e o código QR na página da subscrição no Portal, deve:

Adicionar conteúdo com os endereços das carteiras #

É necessário criar um conteúdo, que tenha um titulo a indicar que é para donativos, uma frase a solicitar a realização do donativo, o código QR e a indicação do endereço da carteira:

Associar o conteúdo à estrutura da página do Kyrios Social e também da APP do Kyrios #

Com o conteúdo já criado, agora devemos abrir as configurações da Página de Internet e associar o conteúdo que criamos no campo “Conteúdo de como ajudar”:

Na página do portal Kyrios Social, o conteúdo irá surgir na barra lateral:

Na APP do Kyrios, passa a surgir um novo botão de cor amarelada:

Ao clicar surge os detalhes:

Tanto no Kyrios Social, como na APP, pode partilhar o conteúdo nas redes sociais para poder divulgar ao máximo esta nova forma de poder receber ajuda para a sua comunidade, bem como causas que estejam a apoiar.

Nota: As informações fornecidas neste artigo não constituem aconselhamento de investimentos, financeiro, comercial, plataformas ou qualquer outro tipo de aconselhamento.

A perda dos acessos às plataformas de troca (ex. Binance, FTX, …)  e às carteiras (Ledger, Metamask, Trust Wallet, …) implicam a perda de todo o valor contido nas respetivas carteiras.

As transações em criptomoeda podem ser irreversíveis e, consequentemente, as perdas devido a transações fraudulentas ou acidentais podem não ser recuperáveis.